NR 11 – Sobre Ponte rolante

Tudo bem com vocês? Estou aqui em mais um artigo, ainda mais animado que o anterior, estou gostando muito de escrever aqui no blog para todos vocês, me divirto muito com as palavras e tudo que posso aprender ensinando o que sei para vocês. Mas chega de enrolação, vamos lá, o que falaremos hoje? Vamos falar um pouco sobre a norma regulamentadora de número onze(a também chamada de NR11), que é uma das trinta e seis normas regulamentadoras de segurança do trabalho, você já deve conhecer algumas, estou certo? Se não confira esta daqui e depois “corre” para aprender mais sobre as outras, aprender nunca é demais. E o “corre” com aspas, pois não saia por ai correndo, não vai querer se machucar, afinal as normas existem para evitar os acidentes de trabalho, e não queremos mais um acidente acontecendo. Então juízo!

Todos entendemos a importância das normas regulamentadoras, e como elas nos ajudam, nós, sim, eu também sou um trabalhador, a viver em um ambiente de trabalho seguro e confortável. E a NR11 também está ai para nos ajudar, me especializei exatamente nesta NR, pois trabalhei muito também com pontes rolantes, meu pai tinha uma firma e desde criança tive o contato com essas gigantes.

A norma regulamentadora de numero onze, é responsável por ditar as conformidades relacionadas a operações com elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. E nesse meio das máquinas transportadoras é que encontramos as pontes rolantes, que tanto fizeram parte de minha vida. Também a talha e o pórtico está neste grupo de máquinas transportadoras.

As pontes rolantes são bastante utilizadas nas industrias de cimento, mármore e granitos, de pré-moldados, centros de distribuição de ação, as industrias metalúrgicas, de metal mecânica também, e diversas outras empresas que seguem está linha de comércio.

Na NR11 . 11.1.3 é podemos ler abaixo:

Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.

Sendo assim, é de suma importância que tudo possa estar seguindo as regras, é certo que existem diversas outras conformidades dentro da norma regulamentadora de número 11. Você pode ler mais sobre ela procurando pelo seu nome em seu buscador favorito. A unica maneira de assegura que essas máquinas transportaras, que no meu caso, falo das pontes rolantes, sejam seguras, é que sejam fabricadas de maneira segura e confiável, com bom material que aguente o peso que é informado aguentar, assim ninguém se machuca por conta delas. É claro que o trabalhador que for manipulá-la esse tipo de máquina tem que ser qualificado para o serviço, pois elas transportam cargas e materiais pesados, que podem machucar ou até matar se mal manipulados.

Vou ficando por aqui, então até a próxima, se você quer aprender um pouco mais sobre esta norma regulamentadora, não deixe de ver o vídeo abaixo que selecionei especialmente para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *